Notícia :: Café da manhã pode auxiliar no emagrecimento



Fonte: Educação Física



Proporções adequadas de carboidrato integral, proteína magra e gordura boa rendem um café da manhã leve e equilibrado.

Não faltam estudos comprovando que pular a primeira refeição do dia engorda. Um dos mais recentes, feito na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, mostrou que esse mau hábito deixa o metabolismo 10% mais lento.

Outra pesquisa, da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, revelou que sair de casa em jejum estimula você a devorar guloseimas calóricos no meio da manhã. Portanto, adote o café da manhã como um hábito sagrado e nem pense em comer qualquer coisa.

"O ideal é reservar de 25% a 30% das calorias diárias (até 360 em uma dieta de 1200), além de combinar carboidrato integral, proteína magra e gordura boa em proporções adequadas", diz Fabiana Honda, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição.

50% de carboidrato
1 fatia de pão integral ou multigrãos + 1 colher de sopa de farelo de aveia ou de quinua em flocos + 1 porção de fruta (1/2 papaia ou 1 maçã pequena).

Garantem energia para você começar bem o dia. Fonte de fibras, eles também evitam picos de insulina, hormônio que aumenta os estoques de gordura.

30% de gordura
1 colher de sobremesa de óleo de coco sólido (espalha facilmente no pão) ou 2 castanhas-do-pará ou 2 nozes (4 metades).

Ajudam a saciar e, por ser fonte de gordura insaturada, fazem bem à saúde.

20% de proteína
1 xícara de leite semidesnatado ou 1 pote de iogurte natural + 1 ovo mexido ou 2 fatias de peito de peru light (ou presunto magro).

Saciam e deixam você sem fome por mais tempo.